quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Death Note [SPOILERS EM VERMELHO]

Yo!

Capa do primeiro tankōbon do Death Note apresentando Ryuk e Light Yagami
Capa da primeira edição de Death Note
Quem nunca viu (ou pelo menos ouviu falar) o anime e mangá Death note? Essa história de mistério, suspense e aventura criada por dois famosos mangakás, Tsugumi Ohba e Takeshi Obata, já fez milhares de pessoas pelo mundo prenderem a respiração nas horas mais cruciais e vibrarem a cada movimento feito pelos protagonistas! Bom, para os curiosos, vou falar um pouco sobre o enredo de Death Note.

Tudo começa quando Light Yagami, um estudante do Ensino Médio, cansado deste mundo de crimes e violência, encontra um caderno no pátio da escola, em cuja capa está escrito em letras tétricas "Death Note". O jovem decide, então, dar uma olhada naquele misterioso objeto. Ao abri-lo, descobre que a pessoa cujo nome for escrito no caderno irá morrer. Duvidoso e cético, Light decide testá-lo em um criminoso que vira no noticiário. Nada acontece. Rindo de sua própria infantilidade, o jovem se vira, ao mesmo tempo que, no noticiário, uma notícia inacreditável aparecia. O criminoso morrera. Aí começa a aventura de Light Yagami, que decide purificar o mundo com seu caderno misterioso. Para tentar impedi-lo, surge o excêntrico, megalomaníaco e infantil detetive L, o homem mais inteligente do mundo, segundo ele. Vale a pena destacar também Ryuuk, um deus da morte, verdadeiro dono do caderno; e Misa, uma 'pop idol' que irá ajudar Kira, nome atribuído a Light Yagami (devido à pobre fonética japonesa, a pronúncia de Killer é Kira).

Diferentemente dos mangás convencionais, Death Note não tem um antagonista, apenas dois protagonistas, Kira e L. Cabe ao fã decidir quem tem a razão, o assassino que mata para salvar o mundo dos crimes constantes, ou o detetive que acredita que matar criminosos apenas o faz um deles. Outro aspecto que destaca essa série é o seu tema e desenvolvimento. Diferentemente dos outros mangás da Shounen Jump (para os que não sabem, Shounen Jump é a maioir editora de mangás para garotos do Japão e do mundo), Death Note não tem um herói com superforça, não tem ninjas, não tem ataques de luz e energia e nem  sequer tem lutas corpo a corpo. Para compensar a falta de 'ação', esta série tem batalhas, batalhas mentais, batalhas de inteligência que fazem o leitor saltar de emoção a cada reviravolta da trama. As batalhas de Death note não são como as de Naruto, Bleach, One Piece, HunterXHunter, Dragon Ball, Yu Yu Hakushou etc., elas são batalhas em que vence o mais esperto. Uma pequena falha de estratégia e pronto, você está morto. Isso é a essência de Death Note, a genialidade de Ohba e Obata.


Da esquerda para a direita: Kira, ou Light, Misa, L e N
[ Death Note foi diferente. Surpreendeu a todos que pegaram a Jump nas mãos esperando mas uma série de lutas fantásticas. Apesar de tudo, nada é perfeito. Death Note tem, sim ,uma falha. Não são todos que a consideram uma, mas a maioria concorda. O fim é uma desgraça. Voltemos um pouco. Até a morte de L, os fãs se dividiam entre ambos os protagonistas, já que um era tão carismático e interessante quanto o outro. Quando o amado detetive morreu, centenas de fãs ficaram desolados. Mas esse não é o problema, porque todos já sabiam que um deles teria que morrer no fim. A falha foi depois. Sem opção, os fãs de L passaram a torcer para o Kira. Como substituto ao L, surgiu N, um pequeno detetive de cabelos brancos. Porém este era sem graça, não era divertido, não tinha uma personalidade forte, não apaixonava os leitores, não acirrava a luta. Todos, ou pelo menos a maioria, passaram a odiá-lo. Torciam para o Kira, mas um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Ohba o Obata cometeram um pecado. Mataram o Kira e deram a vitória ao odiado N. E este foi o fim. Mesmo assim, esta pequena imensa falha não tira o mérito de Death Note. A série continua sendo uma das minhas favoritas e, sinceramente, não achei o final excessivamente ruim. Tudo bem, que, assim como todos, desejava o novo mundo que o Kira tanto visava. Mas mesmo assim, achei interessante o desfecho da obra. Não acho que o fato do vencedor no final ser um antipático detetive transforme a trama em um lixo. No fundo no fundo, todos sabiam que o pequeno jovem de cabelos brancos levaria a melhor]. De qualquer forma, não vou ficar falando sobre o que eu acho ou não acho. O fato é: Death Note é um dos melhores animes já criados.

O sucesso do mangá fez com que o estúdio Madhouse criasse o anime, e posteriormente, também surgiu uma light novel, uma trilogia de filmes live-action, ou seja, com atores reais, jogos de videogame e até uma peça de teatro.

Nome: Death Note
Autores: Tsugumi Ohba e Takeshi Obata
Status: Completo (3 temporadas)
Gênero: Shônen- Suspense, sobrenatural, policial
Episódios: 38 
Capítulos: 110 (12 volumes)
OVAS: Nenhum
Filmes: 3(live-action)
1- Death Note
2- Death Note The Last Name
3- L: Change the World

Death Note legendado online: http://www.geracoesanimes.net/2009/09/death-note-menu.html
Death Note dublado online: http://www.animeq.com.br/2010/12/death-note-dublado-episodios-online.html
Death note legendado download: http://www.baixedetudo.net/baixar-death-note-1%C2%AA-temporada-completa-rmvb-legendado
Death Note dublado download: http://www.animespace1000.com/2012/06/death-note-dublado-download.html
Death Note mangás: Comix Book Shop -  Alameda Jaú, 1998, Jardim Paulista, São Paulo, 01429-002 (11)3088-9116



Kashikoi Kitsune

Nenhum comentário:

Postar um comentário