terça-feira, 30 de outubro de 2012

Code Geass [SPOILERS EM VERMELHO]



Yo minna! O-genki desu ka?

Olá visitantes de nosso estimado blog! Aqui é Kashikoi Kitsune (para os que pesquisaram no Google Translator, isso mesmo, Raposa esperta) postando mais um review para vocês! Dessa vez irei falar do meu anime/mangá favorito: Code Geass. Bom, Code Geass é uma das maiores franquias do mundo dos animes e mangás. Esta série começou curiosamente como um anime (normalmente começa com o mangá) e foi dirigida por Taniguchi Goro em outubro de 2006. Antes de continuar a falar dessa enorme franquia, irei falar um pouco sobre o enredo dessa série.

Da esquerda pra direita, de cima pra baixo:  soldado chinês, Nunnaly
Schneizel, Suzaku, CC, Lelouch, Anya, Kallen e Rolo.
Bom, a história de Code Geass se passa no futuro, no ano 2010 do calendário Britanniano. Nessa época, existe um enorme império chamado Britannia, que conquistou um terço do mundo. O Japão, que resolveu resistir ao domínio, foi vencido nas guerras garças aos Knightmare Frames, robôs humanoides controlados por pessoas, criados pela Britannia. Depois disso, o país passou a ser conhecido como Area 11, e os japoneses começaram a ser discriminados e chamados de 'elevens'. O personagem principal da trama é Lelouch Lamperouge [Que depois é revelado ser o sucessor do trono Britanniano: Lelouch Vi Britannia], um Britanniano comum, fora o fato de ser inteligentíssimo e um estrategista nato, imbatível no xadrez; que estuda em uma escola comum e vive uma vida ordinária. Um dia, passando no gueto de Shinjuku (cidade japonesa) , avista um caminhão correndo em alta velocidade e se esborrachando contra o muro. Alarmado corre para socorrer os passageiros e, ao entrar, descobre que são um grupo terrorista que almeja a libertação do Japão. Dentro do caminhão, há também um grande recipiente, que dizia ser um gás venenoso. Examinando o interior do caminhão, Lelouch é atacado por um soldado, que na verdade é um amigo de infância, Kururugi Suzaku. O interior do recipiente, inesperadamente, se abre e, em vez de sair um gás venenoso, aparece uma garota de cabelos verdes, envolvida em uma camisa de força. De repente, aparece um grupo de soldados com um general, que manda Suzaku matar seu amigo. Ele, então, tenta explicar que Lelouch é apenas um cidadão que se envolveu por acidente, mas seu superior ignora e atira no seu coração. Nesse tempo, Lelouch foge com a jovem para longe, mas logo é interceptado novamente. Desta vez, os soldados atiram em Lelouch, mas a garota estranha entra na frente e toma os tiros. Assustado, o estudante, toca na jovem. De repente, Lelouch entra em contato telepaticamente com ela, que diz poder oferecer um contrato em que ela lhe dará poder em troca de um desejo da garota.
Lelouch em seu disfarce de Zero.
Ele aceita, e ganha o poder do Geass, que faz com que o usuário possa dar ordens para qualquer um em contato ocular direto com ele, desde que a ordem esteja em alcance deste indivíduo. Com essa nova habilidade, Lelouch mata a todos os soldados e pega um Knightmare. Então, ele entra em contato com o grupo terrorista afirmando poder ajudar-los. Lelouch cria estratégias imbatíveis, e vence os soldados Britannianos. Posteriormente, ele entra em contato novamente com o grupo terrorista e, usando uma máscara e uma capa muito estilosas, ele vira o chefe dos rebeldes: Zero, o defensor dos fracos. Este grupo tem como objetivo derrotar o império da Britannia e libertar o Japão. Aí começa a aventura de Lelouch. Vale destacar que existem personagens importantíssimos para a trama, como Suzaku, que vira um cavaleiro real, e usa um Knightmare muito poderoso, Lancelot. Ele também quer a igualdade entre as pessoas, entretanto, acredita que o fim não justifica os meios, e por isso, irá mudar o império da Britannia por dentro, usando métodos pacíficos. Suzaku irá se encontrar várias vezes com Zero (ele não sabe que é Lelouch), e irá travar batalhas emocionantes com o braço direito do rebelde: Koozuki Karen, que utiliza o poderoso Knightmare Mk. Guren II. [Posteriormente, é revelado que Suzaku era o filho do antigo primeiro-ministro japonês, porém, ele o assassinou quando ainda era criança porque o pai queria vender o Japão para Britannia. Isso é o maior arrependimento de Suzaku]. Outro personagem importante é Nunnaly, a irmã mais nova de Lelouch, que é a razão da campanha de seu irmão. Ele quer criar um mundo mais gentil onde Nunnaly possa viver em paz. A C.C. também é alguém importante para o decorrer da trama. [sobre o Geass, é revelado que ele é um poder que confronta a ordem de Deus, do tempo-espaço. C.C. é uma bruxa que tem a missão aqui na 
Lelouch usando o Geass
Terra de causar o caos, distribuindo o Geass, para os que julga interessantes. A bruxa, na verdade, realiza um contrato com a pessoa: em troca do Geass, o usuário deve, ao ativar o Geass nos dois olhos (ação possível ao utilizar muitas vezes o poder), se tornar a bruxa ou demônio no lugar de CC, se tornando imortal, imune a outros Geass, perdendo o seu próprio, e sendo capaz de espalhar o Geass entre as pessoas. Essa transformação é chamada durante a série de 'Code'. Existem outros demônios e bruxas como C.C., um exemplo é o irmão mais novo de Charles, o V.V. Os outros Geass revelados são o de Rolo, que é parar o tempo por um curto período de tempo; o de Marianne, ou Anya, que é trocar de corpo; o de Mao, que é ler a mente de todos em um raio de 50 metros, o que o começa a o deixar insano; o de Charles, imperador da Britannia, que é apagar e implantar memórias nas pessoas; o de Bismarck Waldstein, que é ver o futuro próximo (uns 2 segundos aproximadamente); e o de CC, que é ser amada por todos. Existe também o de Jeremiah, que é o Geass-Canceler. Ele pode cancelar os efeitos dos Geass nas pessoas, como por exemplo fazer com que ignorem as ordens de Lelouch, ou voltar a memória das pessoasque foram afetadas pelo Geass de Charles; etc. Acredita-se que o Geass foi baseado em mitologias anciãs, como a Irlandesa e a Romana.]. Destaca-se também Charles zi Britannia, o imperador. [Ele é na verdade pai de Lelouch, e almeja um mundo de paz, mas para isso, quer criar um mundo onde existe apenas uma consciência, deste modo, não haveriam disputas e guerras. Ele tenta realizar o projeto destruindo deus, o projeto Ragnarok.]


Mk. Guren II, Knightmare de Karen
Agora, irei falar um pouco sobre os Knightmare Frames. Bom, eles são robôs gigantes humanóides controlados por humanos, que entram por uma cápsula dentro da máquina. A fonte de energia deles é o Sakuradite, uma substância muito rara que fornece extrema energia e existe em abundância no monte Fuji. Existem desde os Knightmares mais fraquinhos usados pelos soldados ordinários, que são equipados somente com uma arma, uma faca, às vezes, e ganchos ligados a cordas, para poderem tanto acertar o inimigo quanto se pendurarem em lugares. Um dos  Knightmares mais importantes é o de Suzaku, o Lancelot Albion. Durante a trama são dados diversos 'upgrades' nele. A última versão conta com: dois rifles que podem ser usados tanto para atirar normalmente quanto para atirar um tiro de energia concentrada (os Super Varis Rifles/Canons); asas de energia, super velocidade, duas espadas especiais de energia (as Maser Vibration Swords); 4 ganchos com cordas( os Slash Harkens (dois na cintura e dois nos ombros)); um escudo de energia que pode atirar lâminas de energia (os Wing-mounted Blaze Luminous MVS Particle Shooters); rodas propulsoras e um ejetor automático. O de Karen é importante também, o Mk. Guren II, que ganha upgrades também: ejetor automático, rodas propulsoras, mísseis seguidores de calor, um par Slashes Harkens, uma metralhadora no ombro direito, uma faca de dois gumes, asas de energia e sua arma mais poderosa: uma garra de metal que libera ondas radiotivas, o Radiation Wave Unit. Ao tocar no Knightmare inimigo, a arma pode não só destrui-lo como matar o piloto que está dentro. As ondas radioativas também podem ser atiradas e podem servir de escudo. A garra é equipada com quatro barras de metal adicionais que podem perfurar o Knightmare inimigo com facilidade. Em um dos últimos episódios da segunda temporada, ocorre a batalha decisiva entre Suzaku e Karen, onde ocorre um empate, pois ambas as máquinas são destruídas.
Lancelot Albion, Knightmare de Suzaku
Outro importante é o de Lelouch, o Shinkirô. Este Knightmare é diferente, pois pode se transformar em um submarino que Lelouch usa para navegar pelo Japão sem ser descoberto. Quando está em modo de combate, o Shinkirô possui diversos armamentos. Em seus punhos, existem dois Hadron Canons que atiram tiros em forma de esferas; o Shinkirô pode abrir seu peito, colocando à vista uma espécie de prisma, que pode atirar um laser concentrado fortíssimo, capaz de destruir montanhas, o Zero Beam; dois Slash Harkens nos joelhos, um sistema contra-mísseis seguidores, rodas propulsoras, asas e a defesa absoluta, que é um escudo de energia que cobre todo o Knightmare. Apesar de todas essas funções, o robô só pode ser controlado por Lelouch, uma vez que os comandos são complexos e é necessário ter uma alta velocidade de raciocínio. Um exemplo disso é quando um personagem salva Lelouch com o Shinkirô, mas não consegue executar todos os comandos, pois são muito difíceis. O de Anya, o Mordred, também é importante. Esse Knightmare não tem muitos armamentos, mas é muito forte, em compensação. Ele possui rodas propulsoras, asas, ejetor automático, defesa, um sistema de mísseis que podem ser atirados de todas as partes do corpo, um escudo de energia e seu trunfo: quatro Hadron Cannons que podem se juntar e formar o Stark Hadron Cannon, cujo tiro é fortíssimo e pode atravessar qualquer escudo. Acredita-se que tenha também alguma arma de curta distância e Slash Harkens também.. Desculpem-me por falar tanto sobre Knightmares, mas são eles que dão ação à história, não tem como omiti-los.
Shinkirô, de Lelouch
Bom, Code Geass é uma série fantástica, porque abrange muitos temas. Ele é uma série de ação, por causa dos Knightmares; de aventura; de drama (Code Geass é o único anime que já me fez chorar, e olha que sou uma pessoa extremamente não emotiva) [no último episódio na morte de Lelouch, na morte de Shirley, na morte de Rolo...]; de comédia, pois existem diversos momentos principalmente na Ashford Academy, engraçados, que servem para descontrair um pouco ; e até de romance [Lelouch beija praticamente todas as mulheres da série: Karen, Shirley, C.C.]. A primeira temporada foi legalzinha, tinha umas batalhas de Mechas, umas cenas excitantes, mas nada de mais. Com o decorrer da segunda temporada, fui me apaixonando cada vez mais pela série. As batalhas ficaram mais emocionantes, e agora a história estava muito mais interessante. Mas o que mais me impressionou e fez Code Geass ficar em primeiro na minha lista, foi o final. O último episódio. Após descobrir o plano de Lelouch, suas verdadeiras intenções, fiquei maravilhado. [Pros posers que são preguiçosos e teimosos demais para ver uma série sem ser Naruto, One Piece, Bleach; ou para os que não entenderam o final, irei comentar aqui o que realmente aconteceu. Após derrotar Charles e Marianne, Lelouch junto com Suzaku e CC, decidem realizar um plano nomeado como Réquiem de Zero. O plano consistia em transformar Lelouch no novo imperador. Este, fingiria ser um ditador e atacaria o Japão, os Cavaleiros Negros, a população, o resto do mundo e até a própria Britannia. Após ser odiado por todos, Suzaku iria se vestir de Zero, o defensor dos fracos, e iria matar Lelouch, acabando com a corrente de ódio. Isso faria com que as guerras acabassem, pois todo o ódio morreria ali com Lelouch. Isso foi muito triste e injusto, pois o protagonista ficou tachado como o cruel, o anti-herói, quando na verdade foi o que salvou o mundo (essa se assemelha com a da série Dragon Ball Z, quando Goku salva o mundo e o Mr. Satan leva todo o crédito...). Apesar disso, é possível notar que algumas pessoas descobrem o plano, e isso possivelmente fará com que o réquiem de Zero vire público. Algumas das pessoas são Nunnaly, Karen, CC e até o próprio Suzaku. O verdadeiro afinal, entretanto, é um final aberto, que pode servir tanto como conclusão para a série como abertura para uma nova temporada. Nos últimos minutos de Code Geass, CC aparece em uma carruagem, conversando com uma pessoa acima dela, que aparenta ser Lelouch. A explicação por trás disso é que Lelouch já recebera o Code, ou seja, se tornara imortal no lugar de CC.].

Capa do mangá Code Geass: O Contra-
Ataque de Suzaku
Após o lançamento do anime, foi criada a segunda temporada, Code Geass R2. Existem também as light novels Code Geass: Lelouch's Rebellion Red Tracks e Code Geass Lelouch's Rebellion R2 (Light Novels são livros de bolso com imagens), que ainda não tive o prazer de ler; os mangás Code Geass: O Contra Ataque de Suzaku, Code Geass: o Pesadelo de Nunnaly, Code Geass: A Rebelião de Lelouch, Code Geass: A Record of The Strange Tales of Bakumatsu Era, Code Geass: Renya of Darkness e Code Geass: Oz the Reflection. Há Também OVAs (Original Animation Videos, ou seja, episódios normalmente sem relação com o decorrer da trama, que saem apenas em forma de DVDs, e não em episódios na TV). Eles são: Code Geass: Black Rebellion, Code Geass: Zero Requiem, Code Geass: Nunnaly in Wonderland e Code Geass: Akito The Exiled. Foi lançado em 2008 o jogo Code Geass: Lelouch of Rebbelion Lost Colors para Playstation 2, e o jogo Code Geass Lelouch of Rebellion para Nintendo DS. Também existe o jogo Code Geass R2 também para DS, e alguns personagens de Code Geass aparecem em diversos games como o jogo Another Century's Episode R, ou o Tales of Grace F. Da franquia também destaca-se os CDs com as músicas temas da série e os artbooks com ilustrações inéditas feitas pelo artista de Code Geass. Atualmente está sendo feita a série Code Geass R3, que eu espero ansiosamente.

Capa de Code Geass:
O Pesadelo de Nunnally
Bom, agora falarei um pouco mais detalhadamente da franquia de Code Geass. Os OVAs Black Rebellion e Zero's Requiem são longas que resumen cada uma das duas temporadas. Bem interessante para se lembrar do que acontece. O Nunnaly in Wonderland é um episódio de 28 minutos que traz os personagens de uma forma mais cômica, transformando-os em personagens de Alice no País das Maravilhas. É bem engraçado e recomendo também, apesar de que só achei a versão em inglês na internet. Akito the Exiled ainda não tive o prazer de assistir. Dos mangás, já li os três principais, Lelouch of Rebellion, Suzaku of Counter Attack e Nunnaly's Nightmare. Eles estão disponíveis no Brasil e e são produzidos pela editora JBC em português. Bom, o primeiro fala da série original em estilo mangá. O de Suzaku, conta do ponto de vista de Suzaku, apesar de existirem diversas diferenças entre os dois [nesse, não existem Knightmares, mas roupas especiais que dão mais força. Também o final muda. Neste, Schneizel é o vilão e ele quer se tornar o imperador. Felizmente, Suzaku e Lelouch se unem e impedem o acontecimento.]. O de Nunnaly conta a mesma história do ponto de vista de Nunnaly. Também existem diferenças [Dessa vez, Nunnaly ganha um Geass que pode como se invocar uma pessoa que luta por ela em um Knightmare fortíssimo, e aparecem novos personagens com novos Geass, como Alice. O final é parecido com o da série original, mas dessa vez o poder de Lelouch é diferente. Tanto a protagonista como ele tem um poder chamado de The Zero, que pode destruir os deuses realizando o sonho de Marianne e Charles.].
Code Geass: Renya of Darkness
Também já li Renya of Darkness. Gostei, mas não tanto quanto a série original. Cota sobre um garoto lá na era Edo (de samurais) que ganha um Geass esquisito... Também é difícil de se encontrar, eu mesmo só achei em inglês na internet. Os outros mangás só achei disponíveis nos EUA. Os jogos agora. Lost Colors é na verdade uma Visual Novel, que é um jogo de diálogos onde praticamente tudo o que você fizer muda o rumo do jogo. O Lelouch of Rebellion é um RPG em que você luta com os Knightmares e imita a série original. O Code Geass R2 é um jogo de minigames, parecido com Mario Party, em que você usa daods e um tabuleiro para jogar minigames, como plantar laranjas com o Jeremiah, apostar uma corrida com CC, ou até batalhar com o Guren de Karen. Usa o estilo Chibi (com corpinhos pequenos e cabeções, bem 'fofo').

Concluindo, espero que vocês assistam a série, pois ela é realmente interessante. Obrigado por lerem meu Review. XD

Kashikoi Kitsune

Nome: Code Geass
Autor: Gorô Taniguchi e Ichiro Ôkouchi
Status: Finalizado (terceira temporada em produção e OVAs em andamento)
Gênero: Shônen, Mecha, Ação, Aventura, Drama
Episódios: 50 (25 cada temporada)
Capítulos: 39 (Lelouch of Rebellion), 9 (Suzaku of Counterattack), 27 (Nightmare of Nunnally), 6 (Tales of an Alternate Shogunate), 5-em andamento (Renya of Darkness) e 3-em andamento (Oz the Reflection)
OVAs: 4
1- Code Geass: Black Rebellion
2- Code Geass: Zero's Requiem
3- Code Geass: Nunnally in Wonderland
4- Code Geass: Akito the Exiled (em andamento)

Code Geass R1 online: http://www.animeq.com.br/2010/07/code-geass-episodios-online.html
Code Geass R2 online: http://www.animeq.com.br/2010/01/code-geass-r2-episodios-online.html
Code Geass R1 download: http://www.animesheaven.com.br/2008/08/code-geass-1-temporada.html
Code Geass R2 download: http://www.animesheaven.com.br/2007/11/code-geass-2-temporada.html
Code Geass mangás: Comix Book Shop: Alameda Jaú, 1998, Jardim Paulista, São Paulo, 01429-002 (11)3088-9116

Um comentário: